Tipos de Media

Os sistemas e aplicações multimédia combinam os seguintes tipos de media ( ou tipos de informação multimédia):

Textos (incluindo números, tabelas, etc.)

O texto digital pode assumir um formato básico que normalmente se designa por:plain text - o formato encontrado nos ficheiros de texto criados por intermédio de editores de texto como por exemplo o bloco de notas do Windows, neste caso o texto é não formatado.O texto digital também pode ter a aparência com que surge em livros, revistas e jornais - um formato que se designa genericamente por rich text e que se cria com recurso a processadores de texto como por exemplo o Microsoft Word, neste caso o texto é formatado e pode ter como fontes (que tem como suporte os glifos, estes são pequenas imagens dos caracteres armazenados na fonte):bitmapped - fontes que podem ser guardadas como uma matriz de píxeis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidos com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas.Courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol são alguns exemplos de fontes bitmapped .escaladas - fontes que são definidas matematicamente e podem ser interpretadas (rendering) para qualquer tamanho que forem requisitados. Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspecto sólido de formas contínuas. Desta forma, podem ser ampliadas sem perder a qualidade das sua formas.Ainda existe outro formato de texto que se denomina Hipertexto neste caso o texto encontra-se aumentado com hiperligações, é não-linear e permite a navegação entre quaisquer documentos de texto que se designam por nós (nodes), por intermédio de hiperligações que se estabelecem entre partes dos nós de texto.

Exemplo de jornais digitais.



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Imagem (imagem estática)

As imagens são então constituídas por um conjunto de pixeis e por isso é que quando se amplia uma imagem esta perde qualidade. As imagens podem resultar de um processo de captura do mundo real usando então por exemplo scanners, máquinas fotográficas digitais, etc.
Podem também ser sintetizadas directamente no computador utilizando software de edição de imagem como:

Paint Shop Pro


Corel PhotoPaint


Adobe Photoshop


Exemplo de uma fotografia.



Gráficos


Os gráficos são constituídos por linhas e curvas definidas matematicamente e criados no computador através de software e hardware específico (e quando redimensionados não perdem qualidade) por isso quanto à sua origem dizem-se sintetizados. Algumas das vantagens em relação às imagens bitmap é o facto de não haver perda de informação (só se não forem redimensionados, o que os torna ideais para a criação de logótipos, símbolos gráficos, ícones,etc.) e ocupar muito menos espaço de armazenamento. Alguns tipos de aplicações de edição gráfica podem ser por exemplo:

Corel 3D studio

Aldus Freehand

Autodesk AutoCAD

Autodesk 3Dstudio

Exemplo de um Gráfico.

Áudio (voz humana, música, efeitos especiais)

O áudio corresponde à reprodução electrónica do som nos formatos analógico ou digital. O áudio é, geralmente, dinâmico quanto à sua natureza espácio-temporal e capturado quanto à sua origem.O áudio digital pode ser também sintetizado por computador.O formato analógico corresponde ao áudio gravado nas cassetes ou discos de vinyl. O digital corresponde a um formato compatível com o processamento realizado pelos computadores. O formato digital pode ser obtido por digitalização a partir de fontes sonoras, resultando em ficheiros que, mesmo compactados, ocupam um espaço considerável e apresentam perdas de qualidade do sinal capturado. Esta digitalização é obtida através da conversão do sinal analógico em digital.O formato digital pode, também, ser obtido directamente, utilizando um sintetizador MIDI da placa de som. Desta forma os ficheiros apenas guardam a informação do áudio a ser reproduzido resultando em ficheiros mais pequenos e de qualidade superior. Alguns exemplos de software de edição de áudio digital podem ser:

FruityLoops

DigiDesign pro Tools

Steiberg Wavelab

Exemplo de um programa de reprodução de som.

Vídeo (imagens em pleno movimento)



O vídeo corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas ou frames. O número de frames apresentadas por unidade de tempo designa-se por frame rate. O vídeo é dinâmico quanto à sua natureza espácio-temporal e capturado quanto à sua origem.
Tal como no áudio, também o vídeo pode ser representado no formato analógico ou digital. O formato analógico corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo analógico ou ao sinal da emissão de um canal de televisão analógico. Por outro lado, o formato digital corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo digital ou ao sinal da emissão de um canal de televisão digital.Alguns exemplos de software de edição de vídeo digital podem ser:
Adobe Premiére


Microsoft Windows Movie Maker


Pinnacle Studio

Exemplo de um vídeo.




Animação (desenho animado)



A animação é a representação gráfica de objectos à medida que eles variam no tempo (por isso é dinâmico quanto à sua natureza espácio-temporal). A animação tradicional baseia-se num conjunto de desenhos individuais ou num conjunto de fotografias, que quando vistas em sucessão criam a ilusão de movimento. A animação realizada no computador também produz sequências de imagens deste tipo, mas estas são integralmente sintetizadas por software. Alguns exemplos de software de edição para animações podem ser:
Autodesk 3D


Effect 3D Studio


CoffeCup GIF Animator



As sequências de animação têm o cinema de animação (também conhecido por desenhos animados) como o seu correspondente nos documentos convencionais.

Exemplo de uma animação.




http://pt.wikipedia.org/wiki/Multimedia
http://conceitomultimedia.blogspot.com/
http://tiposmedia.blogspot.com/
Imagens e Vídeos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwsqNPv5elT5fuZKdAKkGlBjetHGtltEhGhnrncO2RU_ZTmV0UE2T6zNZnSTljbW3NBeucoDdF46xxEk3iwPvzsTsL0_1CdkkxoOFMqdf-V41rPxIMpQVmJep_4EwtKIzMk5xdhM5QNf_2/s400/J.River +Media+Center+13.0.151+Portable.jpg http://www.fc.ul.pt/sites/minors/img/design_multimedia.jpghttp://www.youtube.com/watch?v=WLPq5VRA_fQhttp://http://www.youtube.com/watch?v=WLPq5VRA_fQhttp://www.youtube.com/watch?v=WLPq5VRA_fQ

http://www.youtube.com/watch?v=qZGz1Ajg7QU
http://wikimmed.blogs.ca.ua.pt/images/4/42/Grafico2.JPG http://uoltecnologia.blog.uol.com.br/images/090805_kiosko.jpg

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